Home

O que é a tecnologia Quantum DOT Display [display de ponto quântico] das novas TVs?

Um Quantum DOT Display ou display de ponto quântico em português é um dispositivo de display que usa pontos quânticos (QD), nanocristais semicondutores que podem produzir pura luz azul, vermelho monocromático e verde.

As partículas de dot quânticas foto-emissivas são usadas numa camada QD que converte a luz de fundo para emitir cores básicas puras que melhoram o brilho da tela e a nitidez de cores, reduzindo as perdas de luz e a mistura de cores nos filtros de cores RGB.

Esta tecnologia é usada em LED-backlit LCDs, embora seja aplicável a outras tecnologias de exibição que usam filtros de cor, tais como branco ou azul/UV OLED. LED-backlit LCDs são a principal aplicação de pontos quânticos.

Uma das primeiras TVs com está tecnologia a Samsung Quantum DOT Display curvo.

Eletroemissivo ou eletroluminiscent quantum dot displays é um tipo experimental de display baseado em diodos emissores de luz de ponto quântico (QD-LED; também EL-QLED, ELQD, QDEL).

Estes visores são semelhantes aos diodos emissores de luz orgânicos de matriz ativa (AMOLED) e aos ecrãs MicroLED, na medida em que a luz seria produzida diretamente em cada pixel aplicando corrente elétrica às nanopartículas inorgânicas.

A QD-LED displays poderia suportar grandes e flexíveis displays e não se degradaria tão facilmente como OLEDs, tornando-os bons candidatos para telas de TV de tela plana, câmeras digitais, smartphones e consoles de vídeo games portáteis.

A partir de 2019, todos os produtos comerciais, como TVs LCD usando pontos quânticos e com a marca QLED, usam partículas foto-emissivas.

Category: Informática

Comments are closed.

Real Time Web Analytics