Home

Painel Solar Térmico: Como Funciona e as Vantagens deste Sistema para Controle de Temperatura

painéis solares térmicos para residencias

Assim como os painéis solares mais convencionais, os painéis solares térmicos têm como finalidade aquecer ou ate mesmo resfriar algum recipiente, com água, por exemplo.

Com isso já e possível reduzir consideravelmente o custo com eletricidade para aquecer a água do seu banho, por exemplo.

Esse sistema pode reduzir ate um terço da fatura de luz de cada habitação, esse equipamento tem como função captar os raios solares e armazenar esse calor.

Por isso e normal na maioria das vezes essas placas serem da cor preta  na tentativa de assim reter uma maior concentração de calor térmico.

Esse sistema solar tem a durabilidade de cerca de 20 anos, mais o mesmo não dispensa uma manutenção no mínimo uma vez ao ano, para ter um bom desempenho durante todo esse tempo.

sistemas solares para casas

Em diversos estados do Brasil esse painel pode ser usado o ano inteiro sem interrupção, pois o Brasil país tropical que grande parte de sua extensão territorial vive calor e sol em abundancia o ano inteiro.

Sistemas solares térmicos para todos

Apenas a região sul que tem suas estações definidas mais mesmo assim se mostra um ótimo investimento para o sul, pois o painel apenas perde a eficiência em dias frios com pouco sol.

Entretanto havendo sol, já e o suficiente para a captação e armazenamento do calor, com isso a resistência que elétrica que fica no compartimento de água. Assim o aparelho ficara menos tempo ligado assim diminuindo ate mesmo no inverso o consumo de energia elétrica.

Esse sistema e composto por:

  • Painel solar – Responsável por transformar a energia solar em energia termina pode haver o numero de placas necessárias para o aquecimento de sua residência.
  • Acumulador Solar – depósito que armazena a água quente ate que ela atinja a temperatura ideal para o uso.
  • Circuito hidráulico – São todos os encanamentos válvulas e registros necessários para a instalação do equipamento.
  • Grupo de circulação – Responsável pela circulação da água do painel solar até o acumulador solar.
  • Central de controle – Caixa com comando e chaves para o respectivo funcionamento e manutenção do sistema.
  • Apoio energético – É um sistema alternativo de aquecimento para quando a captação da energia solar não for suficiente para o aquecimento necessário da água, por exemplo, no inverno um dia com pouco sol, para isso pode ser usado um sistema de caldeiras, gás ou mais simples e barato resistência elétrica.
Real Time Web Analytics